Nos finais dos anos 40, um grupo de jovens da freguesia de Camarate, que trabalhavam nas diversas fábricas situadas na zona de Sacavém, resolveram criar um clube para participarem nos torneios de futebol que se realizavam na altura. Compraram equipamentos em segunda mão, ao então Águias de Sacavém, sendo esta uma das razões que deu origem ao nome do Grupo Desportivo Águias de Camarate que foi fundado a 1 de Agosto de 1950, tendo como Sede provisória uma sala na conhecida “Taberna do Verdasca”, cedida pelo proprietário da altura.

Como normalmente acontece, o clube começou a crescer e, por isso, foi necessário arranjar um espaço próprio, tendo-se decidido então alugar o antigo Lagar do Beco dos Barbantes, que funcionou durante vários anos como primeira Sede social do G.D.A.C..

Posteriormente, construiu-se o campo de futebol, obra que na altura foi considerada heroica, devido às incidências do terreno e aos meios existentes. A carolice e o querer nunca foram palavras vãs neste clube sendo que as dificuldades sempre foram superadas à medida que iam surgindo. Desde então passou este clube a ser conhecido e respeitado, a nível distrital, através da participação nas provas da Associação de Futebol de Lisboa, tendo mesmo conquistado alguns títulos.

Entretanto o G.D. Águias de Camarate não se resumiu somente ao futebol, tendo uma equipa de atletismo que vencia praticamente todas as provas que se realizavam a nível popular na região. Teve também actividade cultural de alguma relevância, através de um grupo cénico que, por diversas vezes, realizou actuações com o intuito de angariar fundos para se efectuarem melhoramentos no clube, tendo participado inclusivamente nas famosas Marchas Populares de Lisboa, onde foi obtido um brilhante 2º lugar num dos concursos realizados no Coliseu dos Recreios, com a participação de todas as grandes marchas de Lisboa.

Em contínuo crescimento, nos finais dos anos 50, o G.D. Águias de Camarate alugou um prédio degradado com quintal, tendo-o posteriormente transformado naquela que é hoje a sede social do clube. A mesma é composta por secretaria, sala de reuniões e assembleias, sala de trofeus, WC’s, ginásio e sala de eventos.           

Tudo isto porque a vontade de engrandecer o clube sempre foi uma grande ambição dos seus associados. Prova disso é a obra que então foi realizada com a ajuda de todos em que foi escavado um túnel à mão, com 15 metros de comprimento, 2 metros de altura e 1,25 largura, que se encontra sob o ginásio, dando acesso ao que é hoje a nossa sala de eventos e refeições.

No dia 27 de Julho de 1993, foi o realizar de um sonho para o clube, foi o dia que se procedeu à escritura de compra da Sede passando, definitivamente, a ser património do G.D. Águias de Camarate.

Em julho de 1999 o clube foi condecorado pela Câmara Municipal de Loures, através do seu presidente Adão Barata, com a medalha de mérito desportivo pelos serviços prestados ao Concelho em prol do desporto, em particular pelos feitos alcançados no futebol.

Em 2001 concretizou-se mais um sonho, procedeu-se à instalação de um relvado sintético no, então, campo de terra batida, construiu-se mais um campo de apoio aos treinos (de terra batida), assim como se efectivou a construção de mais dois balneários de apoio a este segundo campo.

Em 20 de fevereiro de 2018, o Grupo Desportivo Águias de Camarate, na pessoa do treinador Armandino Santos, foi agraciado com o prémio de Clube Empreendedor 2017, pela Federação Portuguesa de Kickboxing e Muythai, referente ao trabalho desenvolvido pelo clube em prol das modalidades de Kickboxing e Muaythai.

Em 28 de fevereiro de 2018, a Câmara Municipal de Loures deliberou e aprovou por unanimidade um voto de salutar ao G.D. Águias de Camarate (proposta de deliberação 98/2018), na sequência da distinção por parte da Federação Portuguesa de Kickboxing e MuayThai, pelo trabalho efectuado em prol da comunidade de Camarate quer no plano desportivo, social e associativo.

Nos últimos anos a nossa Sede foi alto de diversas obras urgentes de requalificação, encontrando-se hoje em dia completamente reabilitada e funcional.   

Atualmente o Grupo Desportivo Águias de Camarate conta com mais de trezentos jovens atletas entre as modalidades de futebol e kickboxing/muay thai.

Um website emjogo.pt